Catarina Osório de Castro
Monstros
2022
La Villa Tamaris Centre D'art

Num estranho submundo, encontro monstros que se estendem à beira-mar. Têm vida ou estão mortos? Relembram naufrágios da época dos descobrimentos...ou são corpos sem identidade, resultado de expedições lunares? Têm vida! Assim como as rochas que se deleitam sobre o mar há milhões de anos, espíritos imortais e sagrados, que o tempo, o mar e o vento construiu desde a origem do mundo. Seres inanimados sem vida e com mais vida do que qualquer outro ser. Afinal, tudo tem vida.

Nas encostas rochosas do mar, continuo a minha exploração marítima, à procura de corpos, cores vivas, texturas, formas diversas, lugares que nunca vi e que o homem parece não conhecer, a presença do mar, do espírito dos seres que comunicam somente no silêncio.

Descida da nave, encontro formas que se desdobram na natureza, têm outro tempo, outro passo, muito lento. Respiram sem darmos conta, movem-se sem as vermos, transformam-se sem termos tempo para as ver transformar-se. São simplesmente, são sem esforço, são somente sopro. 

Imortalidade. Somos seres imortais. 

+
projeto anterior
projeto seguinte